quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

um brinde à diversidade

Vira e mexe, dia após dia, é só você estar usando uma coisa que fuja aos padrões do certo e comum, pronto, você é questionado. Já aconteceu comigo, já aconteceu com você, acontece com todo mundo, todo dia a toda hora.
Isso não é novidade pra ninguém (se for pra você, que pena pra você), mas o que quero falar trata-se de algo interessante e que me deixou um tanto quanto emocionado recentemente.
Bem, como alguns aqui sabem, sou aficcionado por futebol e, como um rapaz latino-americano que sou, simpatizo por equipes de futebol de outros países além das brasileiras. Assim sendo, sou admirador do futebol argentino, por sua tradicional e conhecida garra, malícia, catimba e qualidade técnica com a bola nos pés.
Sem mais enrolações, tenho minhas camisetas da Argentina e uma do Boca Juniors (clube Argentino de muita tradição e bela história). Porém sou brasileiro e, mas que diabos um brasileiro faz ao vestir um manto de tamanhos rivais que são os argentinos? É um herege!!
Bem, bem, bem... Infelizmente nos vemos apenas como rivais e não podemos ser irmãos, devido a algum tipo de orgulho e disputa imbecil de quem é quem é, e sem saber reproduzimos tal mentalidade de rivalidade no nosso dia-a-dia, como se rivais se transformassem e significassem inimigos. Ora, como o velho clichê: "o que seria do amarelo, não fosse o azul?". É minha forma de ver e de reconhecer a qualidade alheia sem ter de fazer menosprezo da própria e, principalmente, orgulhar-me de minha qualidade sem ter de fazer referência comparativa à alheia, de meus vizinhos ou rivais.
Bem, eis que venho ao fato: estava andando pelas ruas de São Paulo, recentemente, próximo ao terminal rodoviário Tietê e um sujeito baixo, de porte físico um tanto desproporcional (gordinho de cabeça redondamente grande) e pele avermelhada vem em minha direção falando algo que eu não entendi e, por preconceito automático, pensei se tratar de um bêbado qualquer (?).
O sujeito veio até mim, segurou a manga de minha camisa (do Boca Juniors) sujo de milho na face e beijou minha camisa, quando saiu, saiu feliz, emocionado, com um orgulho estampado em sua face e uma expressão em sua voz (não entendi o que ele dizia, pois falou em castellano-argentino muito rápido) que demonstrava enorme satisfação de ter um time (provavelmente o de seu coração) argentino ser reconhecido aqui em SP. São Paulo, terra cosmopolita porém de altíssima hostilidade para com aqueles que vêm para cá a fim de melhores situações de vida (e não pra injetar dinheiro, sujo ou não, em nossos cofres - arrombados e cheios de corrupção).
Me arrependi de tentar me afastar do sujeito e não saudar com ele sua felicidade e orgulho. Daí pensei em como o futebol é incrível, ao mesmo que pode nos tornar cegos imbecilizados e bestializados, cheios de atitudes hostís, pode nos aproximar tanto de um desconhecido apenas pelas cores estampadas em nossa camisa, no peito.
Viva a pluralidade cultural e o orgulho de ser o que é sem menosprezar o que é bom no que não nos é original e próprio.

Abraços a tod@s!!

3 comentários:

Rodrigo disse...

Acho que isso é que é de mais valoroso em um blog. Acho que ele reconfigura nossa forma de se expressar sabia, ele abre mais uma porta para uma interface do eu que se exprime através do cibernético tão humano quanto aquele do papiro.

Em suma, lendo o seu post percebi q a nata da coisa é isso, evidenciar nossas experiências pessoais através de nossos preceitos, orgulhos, adecepções, valores e sentimentos é lógico.

Bom, terminando, como vc bem sabe. A Argentina joga pra Caralho e sem salto alto. Prefiro o deles ao nosso.

no hay como negar cabrón!

Cá Minervino disse...

Oi Bru...vim retribuir a visita, que aliás é mto bem vinda...
Aproveitei então para ler seu último texto...
Pois eh, é sempre a mania que temos de julgar pela aparência, nos faz distanciar do outro,nos afasta mesmo sem querer, mesmo sem percebermos...
Mas o melhor de tudo é como vc enxerga as coisas, podia ter pensado: Q cara loko!
Mas vc escreveu e refletiu sobre isso de uma forma admirável...confesso que fiquei arrepiada!!!
Nunca prestamos muita atenção nas coisas que nos acontece, ou melhor no significado delas...
Adorei jesus...
Gnde Bjo
Camis!
;*

Rodrigo disse...

Só para dar um toque, mudei o endereço do meu blog...

Quem tem nos favoritos se puder atualizar, eu agradeço.

Novo endereço:

http://manufuego.blogspot.com/